O que engorda mais: o vinho ou a cerveja? Nutricionista tira as dúvidas

Nutricionista Rosana Perin, do Hospital do Coração (HCor).

Vira e mexe uma pergunta ronda os apaixonados pela cerveja e pelo vinho: qual bebida engorda mais? A primeira vista o vinho parece sair em vantagem nesta disputa, afinal a cerveja sempre foi apontada como a principal causadora da “barriga de chope”, mas a questão não é tão simples assim e estudos já demonstraram que a gelada não é tão culpada quando o assunto é acúmulo de peso.

Se pensarmos que a cerveja possui mais carbono do que o vinho, poderíamos até pensar que a cerveja engorda mais. No entanto, deve-se atentar para a composição alcoólica das duas bebidas e assim responder à pergunta.

Conclusão: os amantes da cerveja estão com sorte nessa disputa. Mas a atenção na quantidade de cerveja ingerida é primordial. Recomendações internacionais, com base em provas científicas e médicas, indicam que a quantidade máxima de álcool que se pode ingerir por dia é 30g entre os homens, que corresponde a três cervejas, e 15g entre as mulheres, que corresponde a duas cervejas.

cerveja-e-vinhoA jornalista Laryssa Saldanha entrevistou a nutricionista Rosana Perin, do Hospital do Coração (HCor), que explica mais sobre a diferença nutricional entre a cerveja e o vinho:

Laryssa Saldanha - Quais as diferenças, com relação aos componentes do vinho e da cerveja, que podem acarretar ganho de peso?

Rosana Perin – A cerveja possui mais carboidratos em sua composição do que o vinho, então, poderíamos até pensar que engorda mais. No entanto, devemos prestar atenção também na quantidade de álcool presente nas duas bebidas, pois o álcool quando consumido se transforma em açúcar, podendo aumentar o peso corporal.

O vinho tem uma concentração de álcool entre 12 e 15%, já a cerveja pode variar de 3% a 8%, o que representa um numero maior de calorias para o vinho.

Com relação às calorias totais, enquanto a cerveja possui entre 40 e 45 kcal para cada 100 ml, o vinho, para esta mesma quantidade, possui até 70 kcal.

Nutricionista Rosana Perin, do Hospital do Coração (HCor).

Nutricionista Rosana Perin, do Hospital do Coração (HCor).

Laryssa Saldanha - Porque o vinho engorda mais que a cerveja?

Rosana Perin – O vinho possui mais calorias do que a cerveja, mas o aumento de peso vai depender da quantidade consumida de ambas e também os alimentos ou petiscos que acompanham, pois frituras e alimentos gordurosos, quando consumidos em excesso por conterem maior quantidade de caloria e com isso contribuir para o aumento do peso corporal.

Laryssa Saldanha - Quais os fatores que levaram a cerveja a ser conhecida como responsável pela “barriga de chopp”? E até que ponto isso é verdade ou mito.

Rosana Perin – Quanto ao mito de que a cerveja “dá barriga”, essa ideia pode estar associada ao fato de ser uma bebida fermentada, o que pode provocar uma maior sensação de distensão abdominal, o que não significa acumulo de gordura no abdômen.

Vale lembrar que na maioria dos casos o que pode causar o aumento da circunferência abdominal é o consumo excessivo de cerveja, ou de qualquer outro alimento ou bebida, associado à falta de atividade física regular.

Laryssa Saldanha - Quais os cuidados as pessoas precisam tomar ao ingerir cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas?

Rosana Perin – Recomendações internacionais, com base em provas científicas, indicam que a quantidade máxima de álcool a ser consumida por dia, independente do tipo de bebida, é 30g entre os homens, e 15g para as mulheres.

Na prática corresponde: Homens :  2 latas cerveja ou 2 taças de vinho ou 1 dose destilado; Mulheres: 1 lata cerveja ou 1 taça de vinho ou ½ dose destilado

COMENTE AQUI

ULTIMAS NOTÍCIAS




a

Curtir, é aqui




http://pcn01.com/jornal/abril_2012.pdf


Categorias

© 2014 a24horas.com. All Rights Reserved. Iniciar sessão - Designed by LR Web Design